MARIA MODELO DE PERDÃO


Numa entrevista concedida à Agência de Notícias Zenit, Jutta Burggraf, professora de teologia na Universidade de Navarra, referiu que Maria é modelo de perdão, porque «nos ensina a perdoar de todo o coração, incondicionalmente, como uma mãe, não como uma educadora». Maria deixa-nos lições de grande actualidade. Há muitas pessoas "doentes" nas nossas sociedades, pessoas que não podem viver em paz com as suas lembranças. Assim, cria-se uma espécie de mal-estar e de insatisfação gerais. Perdoar não é fácil, mas é possível com a ajuda de Deus.

Maria deu-nos um exemplo esplêndido sob a Cruz. Quando ouviu as palavras de Cristo: «Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem», compreendeu o que Deus esperava também dela, e fez o mesmo que seu Filho: perdoou.

A este respeito, Jutta Burggraf recordava o que lhe contara uma amiga sobre a sua infância: costumava ter ataques de raiva e, quando algo ia contra sua vontade, ela gritava e batia com as mãos e pés. Pouco depois, percebia que o seu comportamento tinha sido pouco correto. Corria chorando até à sua mãe e pedia-lhe perdão. A mãe sentava-a no colo e, abraçando-a, consolava-a com as palavras: «Já estás bem. Não és assim. Na realidade, és muito melhor». Deste modo, desde pequena, ela experimentava a «festa do perdão» e voltava feliz a brincar com os seus amigos. Depois de cada perdão, a vida começava de novo para ela... Mas a mãe morreu, e uma educadora cristã a substituiu. Passado algum tempo, repetiu-se a cena conhecida. A menina ficou furiosa, gritou e bateu. Depois do ataque de raiva, correu, como de costume, para a educadora e pediu perdão. Mas desta vez tudo foi diferente: a educadora não a abraçou, nem a beijou, nem a consolou. Aceitou o seu perdão com uma cara séria e com várias admoestações. «Então compreendi que já não tinha mãe», comentou essa amiga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

ADOLESCÊNCIA : TEMPO DE TRANSFORMAÇÕES