O QUE DIZ JOÃO SOBRE MARIA


Cerca do ano 100 foi redigido o Evangelho de João, chegando-se à máxima exaltação de Maria. Se Lucas a tinha apresentado ocupando um lugar-chave na história da salvação e o Apocalipse a tinha elevado como símbolo da Igreja perseguida, João apresenta-a como figura da Igreja gloriosa.

Embora nunca a designe por "Maria", nem mencione a sua concepção virginal, nomeia-a em duas cenas únicas. A primeira é nas Bodas de Caná (2,1-12), quando, no meio de uma festa, os noivos ficam sem vinho e, atendendo ao pedido de sua Mãe, Jesus transforma 600 litros de água, que os judeus utilizavam nas suas purificações, em 600 litros de vinho da melhor qualidade. Os biblistas consideram que estamos perante algo mais do que um episódio histórico, pois fala-se de uma boda, mas os noivos não são mencionados e é Maria que dá pela falta do vinho. Trata-se, pois, de um símbolo. Os profetas tinham anunciado umas grandes bodas para o fim dos tempos, nas quais Deus desposaria o seu povo, tal como o esposo desposa a sua esposa e serviria vinhos em abundância (Os 2,16-25; Is 54,4-5). Ora, em Caná, Jesus aparece como o verdadeiro esposo, visto ser Ele quem se encarrega de servir o vinho aos convidados e Maria é a noiva, símbolo da Igreja gloriosa, que se une definitivamente ao seu esposo, que é Cristo.

A segunda cena é quando Jesus se encontra no meio da agonia, tendo sua Mãe de pé, junto à cruz com o discípulo que Ele amava. Então disse a sua Mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." E ao discípulo: "Eis aí a tua Mãe" (Jo 19,26-27). Neste caso, o discípulo amado não é uma personagem real, mas o símbolo dos primeiros cristãos e a Mãe de Jesus não é Maria, mas a Igreja, Mãe dos crentes. Por isso, o lado de Jesus, que é o novo Adão, é aberto com uma lança e dele brota sangue e água, símbolo do nascimento da sua esposa, a Igreja (tal como o lado de Adão tinha sido aberto, para que dele nascesse Eva, sua esposa).

Se Maria, no Apocalipse, foi elevada a símbolo da "Igreja-perseguida", e nas bodas de Caná a símbolo da "Igreja-esposa", junto à cruz é símbolo da "Igreja-Mãe".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

ADOLESCÊNCIA : TEMPO DE TRANSFORMAÇÕES