O QUE DIZ O APOCALIPCE SOBRE MARIA ?


Com o passar do tempo, a compreensão da figura de Maria continua a evoluir. Em 95 o Apocalipse é redigido e nele aparece uma "mulher" misteriosa, vestida como o Sol, tendo a Lua sob os seus pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. Está grávida e grita com as dores de parto. Acaba por dar à luz um filho varão, que é o Messias (12).

Até aqui tudo parece indicar que o texto se refere a Maria, mas o Apocalipse prossegue, dizendo que frente à mulher se deteve um grande Dragão vermelho, disposto a devorar o Menino quando Ele nascesse. Mal o Menino nasceu, foi elevado ao céu. Então, o grande Dragão, vendo-se frustrado, voltou-se contra a mulher e contra o resto dos seus filhos, que se esconderam no deserto e foram alimentados por Deus.

Tal "mulher" não pode ser a Maria histórica, real, pois nunca ocorreu esse episódio: ter de fugir para o deserto, com os seus outros filhos. Quem é, pois, essa "mulher"? É Maria, mas já tão enaltecida, que se convertera no símbolo da Igreja perseguida daquela época. Por isso, aparece com muitos filhos (os cristãos), que fogem do Dragão (o Império Romano), para o deserto (algum lugar seguro) e são alimentados por Deus (a Eucaristia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

ADOLESCÊNCIA : TEMPO DE TRANSFORMAÇÕES