MARIA MÃE DO DEUS FILHO, E NOSSA.


Que presente maravilhoso recebemos de Deus. Sermos chamados filhos da mãe de Deus!

Isso realmente é algo que nos eleva e nos dignifica a filhos bem aventurados da Bem Aventurada mãe Maria.

A representação ao lado, é um ícone, do século XII d.C. "pintada" por um autor grego anônimo e "recriada" pelo pintor Vladimir .





Muitas vezes, nós, que somos católicos, somos questionados sobre a veracidade do fato de que nossa Mãe Maria ser Mãe de Deus e Virgem imaculada.

O importante, não é o fato de se ter uma resposta na ponta da língua, mas sim conhecer nossa fé em profundidade, para nos protegermos dos dardos inflamados da confusão, atirados pelo maligno e seus "inocentes úteis". conf. "Armadura do Cristão, Efésios 6,16". Muito me chama a atenção, o fato de que é comum encontrarmos pessoas que se intitulam católicas, porém, não conhecem em profundidade a fé que os levará ao céu. Quanto as questões marianas, não podia ser diferente. Poucos, são os católicos que conhecem em profundidade os mistérios da Virgem imaculada.

Por exemplo: Quando nos perguntamos: Quem é a Virgem Maria? Devemos ter em nosso coração, a idéia clara de que é a Mãe de Jesus. Disse o anjo a Maria: "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus" conf. Lucas 1,31; 2; e Mateus 1;2.

Se é Mãe de Jesus, só pode ser Mãe de Deus, pois, Jesus é Deus. Se engana e cai no mesmo erro de Ario, quem pensa que Jesus não é Deus.

Vou falar um pouco de Ario e a corrente arianista. No ano 318, um sacerdote chamado Ario de Alexandria, espalhava a heresia de que Jesus era um homem perfeito, porém não era Deus. Porém, graças a Deus, que sempre ilumina o magistério da igreja, em 325, no 1º Concílio de Nicéia, o arianismo foi condenado. Este fato pode ser lembrado até os dias atuais quando professamos, em ocasiões especiais, o "Símbolo Niceno", um Credo mais completo e claro quanto a divindade de Jesus.

Outro erro, é afirmar que Maria é Mãe da pessoa humana de Jesus. Maria é Mãe de Jesus humano e divino.

Um fato curioso, é que um Patriarca de Constantinopla chamado Nestório, por volta de 422, espalhou a heresia que dizia que a Virgem Maria não era mãe de Deus.

Pensemos o seguinte, Jesus tem duas naturezas: a divina e a humana. Diante disso, Nestório achou que Jesus tivesse também duas Pessoas: a Pessoa divina e a Pessoa humana. Pensando assim, ele achava que quando Jesus comia, quem estava comendo era o Jesus-Homem, e que quando estava realizando milagres, era o Jesus-Deus. Engraçada porém perigosa essa idéia, que contaminou sua fé e levou Nestório a negar que Maria fosse Mãe de Deus. Para ele, seria apenas Mãe do "Jesus-Homem". Você já deve ter ouvido essa ladainha por ai! Eu já ouvi, e nem dei bola,particularmente, pois se houve esse tema a ser discutido no passado e mais uma vez o magistério da igreja esclareceu tal heresia, porque vou perder tempo, dando bola a essas conversinhas de "crentes" anti-Maria.

Em 431, defendendo que, Maria é Mãe de Deus, São Cirilo, bispo de Alexandria, representante do Papa no Concílio Ecumênico de Éfeso, pois fim a essa heresia.

O fato mais marcante e bonito, foi que o povo aguardou atentamente na praça, a divulgação da definição em favor da maternidade divina de Maria. Quando a igreja fez tal declaração, milhares de pessoas saíram pelas ruas com tochas acesas, dando vivas a Nossa Senhora. Foi, sem dúvidas, uma proclamação oficial com a participação do povo de maneira nunca vista na Igreja.

Hoje em dia, este concílio é lembrado, cada vez que você reza uma "Ave Maria", pois o Papa São Celestino introduziu a segunda parte da Ave-Maria, isto é: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte!"

Que lindo! que maravilhoso! que honra é para mim chamar de minha Mãe, a Mãe do meu Deus.

Aleluia!

Agora, um fato curioso, é que muitos que se dizem católicos, nem fazem idéia que a mais de 1500 anos, a igreja já havia rechaçado tais idéias diabólicas.

Pasmem, tem católicos, que não entende muito esse título de Mãe de Deus. Imagine os cristãos não-católicos, quem tem todo um interesse em pescar os católicos para suas seitas, o que não fazem para confundir a fé dos católico.

Gente, ser católico, é muito mais que se dizer católico. Ser católico é amar o catolicismo. E quem ama, procura conhecer o amado!

Espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida ou crítica, faça-a, abaixo deixo um espaço para enviar-me sua opinião.

Como é bom, fazer parte dessa geração.



Oh! Maria concebida sem pecados.

Rogai por nós que recorremos a vós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM MARIA

MARIA É FELIZ PORQUE ACREDITOU

O " MAGNIFICAT " DA IGREJA PEREGRINA