MARIA SANTISSIMA


Os protestantes objetam argumentando que a veneração católica à Virgem Maria , constitui uma forma de culto idolátrico .
Afirmam, em leitura distorcida , que a doutrina católica ergue à condição de Rainha do Céu , de Medianeira de todas as graças , um ser criado , atribuição privativa do Deus Filho , além do tratamento de " Senhora Nossa " , em suposta usurpação ao tratamento exclusivo que os seres criados devem dedicar a Deus.
Em resposta ao argumento protestante , devemos retraçar o modo como os cristãos cultuaram a Santíssima Virgem , desde os apóstolos até a patrística , chegando aos nossos dias.
Para os padres da Igreja , Nossa Senhora sempre foi entendida como Mãe de Deus , como Virgem perpétua e como a Imaculada Conceição.
Os cristãos proclamaram que a mulher que foi escolhida por Deus para ser a mãe do "Rei dos Reis e do Senhor dos Senhores" recebeu mais privilégios e méritos divinos do que qualquer outra criatura. O título Nossa Senhora vem da realeza de Maria que é uma verdade exposta nas Sagradas Escrituras.
NS Jesus Cristo é Deus Encarnado , a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade , e sua mãe é a Virgem Santíssima. Sendo Jesus , indissociavelmente , homem e Deus , a mulher que o gerou , também deve participar dessa realeza espiritual. Deus não operaria um milagre dessa magnitude , não se uniria à carne humana , sem que essa criatura eleita não possuísse um elevado atributo espiritual aos Seus olhos. Seria , portanto , absolutamente bizarro o fato de os cristãos tratarem Maria com indiferença ou como uma mulher santa igual a todas as outras , se o próprio Deus conferiu-lhe um galardão singular. Vazados no fato do arcanjo Gabriel , mensageiro de Deus , ter anunciado o Reino do seu Filho , saudando-a como uma autoridade , ao pronunciar o " Ave , Cheia de Graça ! " (Kecharitoménê) (Lc 1, 28) ; e de Santa Isabel, sua prima, tê-la chamado "a mãe do meu Senhor", os escritores eclesiásticos começaram então a chamar Maria Santíssima de "Mãe do Rei" e de "Mãe do Nosso Senhor", afirmando que ela participava desta realeza divina.
No Livro do Apocalipse de São João evangelista , a mulher que aparece coroada no céu , é a Virgem Maria (Apoc. 12)
A participação de Maria na obra da Salvação deve ser considerada na totalidade que integra os três momentos fundamentais do acontecimento Salvífico : a Encarnação , a Morte , e a Ressurreição.
Santa Isabel , prima de Maria , a exalta dizendo : "Bendita sois vós entre as mulheres" (Lc 1, 42); Nossa Senhora é bendita , porque trouxe em seu ventre , o Redentor da humanidade ; propiciou , dessa forma , a encarnação do Verbo , unindo sua vontade à vontade divina.
A Virgem Maria previu que seria dita bem-aventurada por toda a eternidade (Cfr São Lucas 1 , 48); sua santidade e culto são , portanto , de procedência bíblica.
Nas "Bodas de Caná" , Maria expôs aos presentes um mandamento que sintetiza toda a verdade evangélica de sua missão : "Fazei tudo o que Ele vos disser".
A Virgem Santíssima reafirma , portanto , sua fiel obediência aos desígnios de Deus . Ela , como mãe , educou seu filho sob a lei de Deus , e é obediente a esse mesmo filho , porque sabe que a sua missão supera os limites da filiação e da paternidade naturais (Cfr.Jo 2,5). Maria é , assim , a filha eleita de Deus e Mãe do Deus Filho. Na cruz , o Salvador fez de Maria Santíssima , formalmente , mãe dos homens , representados por São João apóstolo. A importância de Maria no ciclo da paixão é portanto evidente ; ela está presente no nascimento , na morte e na ressurreição de Cristo , por decisão divina. Deus desejou a sua presença nesses acontecimentos , revelando o valor da devoção mariana ao Cristo na totalidade do acontecimento salvífico ; evento derradeiro na história da humanidade.
No encerramento do ano mariano de 1954 , Sua Santidade o Papa Pio XII , redigiu uma bela Carta Encíclica intitulada "Ad Coeli Reginam" Sobre a realeza de Maria". Esse mesmo Papa foi quem proclamou o dogma da assunção gloriosa de Maria aos céus, em corpo e alma.
Em 1º de novembro de 1950, no ano que ele declarara "ano jubilar", com a constituição apostólica "Munificentissimus Deus", Pio XII proclamou o dogma da "Assunção corpórea de Maria ao céu", dogma que expressava o consenso de todo o Colégio Episcopal.
Pio XII cita na "Ad Coeli Reginam" uma série de escritores sacros todos importantes homens da Igreja , integrantes da patrística , chamando e invocando Maria como "Rainha" e "Senhora"; sem nenhuma usurpação dos atributos divinos. Isto porque os méritos e as virtudes santas de Maria e a possibilidade de atendimento das nossas preces vem sempre dos méritos abundantes do Cristo a ela confiados. Sendo Maria - por sua disposição reta em relação aos desígnios de Deus - uma poderosa intercessora pela Igreja peregrina e padecente.
Maria é , assim , a mais santa das almas santas ; a mais pura , completa e exemplar expressão da santidade.
Ela intercede sempre nós e é atendida por Deus , pelas virtudes que acumulou em sua alma com a encarnação do Verbo .
Deus a atende na Sua justiça e misericórdia infinitas , pois Maria possui as graças e os dons do Espírito Santo de forma insuperável. Ela conhece as nossas necessidades e sempre manifesta o seu amor ao nos atender . A Virgem Maria possui uma posição hierárquica central no escalonamento dos seres criados. Ela está acima dos anjos e dos santos Maria Santíssima é - pela graça de Deus - co-redentora da humanidade , porque disse 'sim ' ao anúncio divino , aceitando a missão a ela confiada pelo Altíssimo, permitindo a vinda ao mundo do Cristo salvador. Durante o Concílio Vaticano II , Nossa Senhora foi proclamada "mãe da Igreja" (1964).
Chamamos Maria de Rainha dos cristãos, dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos mártires, de todos os santos, rainha concebida sem pecado, a imaculada conceição, assunta ao céu, rainha do santo rosário, rainha da Igreja, e mãe dos homens.
Não obstante devemos ter a plena consciência de que Maria Santíssima é Senhora Nossa, porque é a mãe do rei Jesus, do Nosso Senhor Jesus Cristo que nos resgatou - com o seu preciosíssimo sangue, derramado na cruz - da morte eterna , da privação da visão beatífica de Deus.
Maria Santíssima não conheceu o pecado , sua alma foi preservada do pecado original e recebeu a graça justificadora antes do batismo , na antevisão de seus méritos.
Como dito , Maria viveu com Jesus , os principais momentos de sua vida , desde a anunciação até a ressurreição , sofreu com Jesus , foi a propiciadora da vinda ao mundo da Redenção. A Virgem Maria foi , assim , quem permitiu a primeira eucaristia , com a Encarnação do Verbo. Ela é a carne de onde se originou a primeira eucaristia. Na cruz , Maria recolhe o mesmo corpo que acolheu em seus braços na manjedoura . O corpo que , separado da alma , não conheceria a corrupção e venceria a morte no terceiro-dia , rompendo as ataduras que o prendiam ao sepulcro.
Maria Santíssima não teve outros filhos ( os irmãos de Jesus citados na Bíblia são primos ou parentes do Cristo ; filhos de Maria de Cleofas ( Cfr. S. João - 19, 25 ; Lc 6, 15-16) e Maria manteve-se virgem , antes , durante e depois do parto , por ação miraculosa de Deus (em grego "Áiepartenon" - virgem perpétua )
A Virgem Maria cumpriu todas as prescrições da Lei de Deus ; levou Jesus ao Templo (Ex 13, 2) , porque ele era o primogênito (e seu único filho ) ; participou do ritual de purificação , mesmo sem ter pecados , e realizou os sacrifícios incruentos exigidos para a ocasião.
Segundo a Tradição , Nossa Senhora morreu com mais de setenta anos , sendo erguida ao céu em corpo e alma pelos anjos , e coroada Rainha do Céu.
Jesus Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens. Esta afirmação não invalida a existência de uma autêntica mediação de Maria , dependente e unida à mediação de Cristo (Constituição Dogmática Lumem Gentium) . A mediação mariana faz parte dos desígnios de Deus. Ela recebeu graças em profusão por ter recebido o Espírito Santo que nela operou o milagre da concepção do Nosso Redentor e Salvador , Jesus Cristo .
Maria Santíssima é assim figura central no âmago da Igreja . Medianeira "em" Cristo , pela graça do Espírito Santo , tendo tomado assento à destra de seu filho, rezando sem cessar por toda a humanidade, junto com toda a Igreja celeste e com a Igreja militante. O magistério eclesiástico ensina que Nossa Senhora é «mediatrix ad Christum» , medianeira junto a Jesus , e NS Jesus Cristo «mediator ad Patrem» , mediador eterno junto a Deus. Católicos e ortodoxos (cismáticos) reverenciam Maria.
Que Nossa Senhora Maria Santíssima , com todos os seus títulos e nomes - Virgem perpétua , Imaculada Conceição , Mãe de Deus , Mãe dos homens , Rainha da Igreja - interceda sempre por nós, junto a seu filho amado, Jesus Cristo, Senhor e mestre; o único mediador entre o Pai e a humanidade, o mesmo Jesus de ontem, hoje e sempre; eternamente com sua Igreja, até a consumação dos tempos.______________________________________________________________
COMPLEMENTAÇÃO
Em relação à definição dada no concílio de Nicéia (325) sobre a divindade de Jesus Cristo está a definição do concílio de Éfeso (431) sobre Maria Mãe de Deus (Theotokos), pela união indissolúvel da natureza divina e humana no filho. A essas definições junta-se a afirmação de Maria , Virgem perpétua , do Concílio de Constantinopla (553) e de Roma (649).
O Papa Pio XI (1922-1939) , por ocasião do XV centenário do dogma da Theotokos , Maria Mãe de Deus , elaborou a encíclica Lux veritatis , de 25 de Dezembro de 1931 .
CONSAGRAÇÃO DO MUNDO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
De Pio XII a João Paulo II foram feitas diversas consagrações do mundo e da Rússia ao Imaculado Coração de Maria conforme solicitação da Santíssima Virgem nas suas manifestações em Fátima no ano de 1917 .____________________________________________________________
A IGREJA CISMÁTICA e a IMACULADA CONCEIÇÃO
A Igreja dita ortodoxa ( cismática ) não aceita os dogmas católicos da imaculada conceição e da assunção gloriosa de Maria ao céu em corpo e alma . Para eles , Maria foi purificada dos pecados pessoais , eventualmente existentes , no ato da concepção , pela ação do Espírito Santo . Os ortodoxos não aceitam a existência do pecado original , todos os pecados para eles , são pessoais ; o pecado de Adão , criou , sim , a privação da graça na alma humana e a mortalidade ; mas não uma culpa propriamente .Os católicos afirmam que Maria nasceu sem o pecado original e não conheceu o pecado ao longo de sua vida . ____________________________________________________________
Conhecemos a vida da Virgem Maria , através do Novo Testamento (Evangelhos, Atos dos Apóstolos e carta aos Gálatas), onde seu nome aparece em grego, Marían, correspondente ao hebraico Miryam. O significado talvez seja o de «excelsa», «augusta». São Lucas e São Mateus dedicam mais espaço à infância de Jesus e à Virgem Santíssima. As Escrituras dão conta de que Maria era uma jovem, pertencente à tribo de Judá e à descendência de Davi. _________________________________________________
Referências bíblicas à maternidade divina
No Evangelho de São Lucas , lemos :
“Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em voz alta: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe do meu Senhor?’” (Lc 39, 41-44)______________________________________________
A Virgem concebida sem pecado
Referência bíblica do Antigo Testamento à imaculada conceição de Maria -- Gênesis: "Ei de por inimizade entre ti e a mulher, entre sua raça (semente) e a tua; ela te esmagará a cabeça" (Gen 3, 15).A mulher que não conheceu o mal , o pecado , é prefigurada no Livro do Gênesis. _______________________________________________________________
MAGNIFICAT
Magnificat proclamado pela Virgem Maria : «Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre.»
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DORMIÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA A Virgem Maria , ao término de sua vida terrestre , foi erguida ao céu em corpo e alma . Os teólogos divergem quanto ao fato da Santíssima Virgem ter morrido ou simplesmente adormecido , e , assim , ter sido transladada ao céu sem conhecer a morte . A corrente majoritária entende que a Virgem morreu , e foi ressuscitada , tal como seu filho , outros afirmam que a Virgem não conheceu a morte , porque -- assim como foi preservada do pecado original e de qualquer pecado pessoal , também não conheceu a morte física , uma das consequências do pecado original. De qualquer modo , a morte de Maria foi um ' sono suave ' , uma sutil passagem de um estado da vida , para outro.
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Desde o século V, afirmou-se uma festa própria que celebrava a Mãe de Deus em união com o mistério da Encarnação do Verbo .____________________________________________________________
A VIRGEM MARIA NA PATRÍSTICA
A Patrística também é uma fonte da mais alta importância para o conhecimento do modo como os cristãos cultuavam a figura de Maria . Citamos autores como : Santo Éfrem , Santo Atanásio , Santo André Cretense , Gregorio Nazianzeno , São Jerônimo , São João Damasceno , Santo Idelfonso , Prudêncio , Origenes .Todos proclamando a Virgem Maria como Santa e Imaculada Mãe de Deus.
Diz Santo André de Creta (660-740): " Ó Santa, ó Santa sobre todos os santos, ó tesouro mais vasto de toda santidade"
O dogma da Imaculada Conceição era conhecido no primeiro século .
Santo Hipólito, bispo de Porto e mártir, em 220 , escreveu : "O Cristo foi concebido e tomou o seu crescimento de Maria, a Mãe de Deus toda pura".
E diz também : "Como o Salvador do mundo tinha decretado salvar o gênero humano, nasceu da Imaculada Virgem Maria".
Orígenes , em 226 , resume a doutrina e as tradições sobre Maria , escreveu:
"Maria, a Virgem-Mãe do Filho único de Deus, é proclamada a digna Mãe deste digno Filho, a Mãe Imaculada do Santo e Imaculado, sendo ela única, como único é o seu próprio Filho."
( Mãe de Deus , Virgem e Imaculada Conceição )
Em um dos seus sermões sobre S. José , Orígenes proclama :
"Este menino não precisa de Pai na terra , porque tem um pai incorruptível no céu ; não precisa de Mãe no Céu, porque tem uma Mãe Imaculada e casta na terra , a Virgem Bem-aventurada , Maria".
Santo André , apóstolo , expondo a doutrina a Egeu ( Proconsul ) , passagem das atas do martírio do santo , do primeiro século : "Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido" (Cartas dos Padres de Acaia).
São Bernardo dizia em sua pregação : "O aqueduto que, recebendo a plenitude da própria fonte do coração do Pai, no-la faz acessível... com o mais íntimo, pois, da nossa alma, com todos os afetos do nosso coração e com todos os sentimentos e desejos da nossa vontade, veneremos Maria, porque esta é a vontade daquele Senhor que quis que tudo recebêssemos pôr Maria".
Uma oração de Santo Afonso Maria de Ligório dedicado à Virgem Maria: "Ó Santa dos Santos, ó Maria, abismo de graça e cheia de graça, socorrei um miserável, que a perdeu por sua culpa. Sei que sois tão cara a Deus, que ele nada vos nega. Sei também que gostais de empregar vossa grandeza em aliviar os miseráveis pecadores. Eia, pois, mostrai quanto é grande o crédito que tendes junto a Deus, e impetrai-me uma luz, uma chama divina tão poderosa, que de pecador me mude em santo. Desprendei-me de todo afeto terreno para que eu me abrase todo no divino amor. Fazei-o, Senhora, que bem podeis fazê-lo. Fazei-o pelo amor daquele Deus que vos fez tão grande, tão cheia de poder e de piedade. Assim espero. Amém" (Santo Afonso Maria de Ligório, Glória de Maria Santíssima, p. 219) _______
As Origens do Culto Mariano
O culto mariano remonta aos primeiros tempos do cristianismo , transformando-se ao longo da história ; com registros datando do século I , II , IV ; --- no século V , firmou-se uma festa própria que celebrava a Mãe de Deus em união misteriosa com Verbo Encarnado. No Oriente, os aspectos naturais de Nossa Senhora levaram a celebrar a festa da Natividade (8 de setembro), da Anunciação (25 de março), da Purificação (2 de fevereiro), da Assunção (15 de agosto). A partir do século XI, desenvolveu-se entre os eclesiásticos, as pessoas religiosas e as confrarias o pequeno Ofício de Nossa Senhora, sempre presente nos livros das Horas. São Pio V no século XVI deu novo impulso ao culto mariano após a vitória em Lepanto __________________________________________________
Datas Marianas importantes
Os aspectos da vida de Nossa Senhora levaram a celebração da festa da Natividade (8 de setembro), da Anunciação (25 de março), da Purificação (2 de fevereiro), da Assunção (15 de agosto). Depois da escolástica , foram celebradas as festas da Visitação (2 de julho), da Imaculada (8 de dezembro), da apresentação no Templo (21 de novembro )
O mês dedicado a Maria é Maio , tradição que vem desde o século 13. Santa Teresinha do Menino Jesus e suas irmãs celebravam o mês de maio com um pequeno altar em honra à Virgem Santíssima , Mãe de Deus. Outro fato importante é a celebração litúrgica de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio. Foi no dia 13 de maio de 1917 que aconteceu a primeira manifestação de Nossa Senhora aos meninos pastores

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