QUESTÕES DOUTRINARIAS SOBRE A VIRGEM MARIA
Maria manteve-se virgem antes , durante e depois do parto_________________________________________________________
A profecia bíblica dizia que uma virgem , mãe do Salvador , conceberia e daria a luz . Lemos as palavras do Profeta Isaías :
" Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho , e lhe chamará Emanuel. " ( Is 7:14 )
Conceber e 'dar à luz' são partes de uma única ação .
É dito que "O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada.. e o nome da Virgem era Maria". (Luc. I, 26)
Maria surpreende-se quanto à possibilidade de dar a luz , pois não conhecia varão . O Arcanjo expõe o modo como ocorreria o milagre : "O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. E por isso mesmo o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus." (Luc. 1, 35)
Para Deus , nada é impossível ! Afirma o evangelista .(Luc. 1, 35) ______________________________________________________________
Os Irmãos de Jesus __________________________________________________________
Nossa Senhora não teve outros filhos , portanto Jesus não teve irmãos . A palavra irmão em aramaico , era sinônimo de parente ou de amigo. A palavra hebraica para irmão é "ha" aplicada a membros de um mesmo clã ou tribo. E este é o sentido da tradução em grego. __________________
A palavra "irmão" aparece mais de trezentas vezes no Bíblia.
Jacó se declara irmão de Labão quando era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29, 12-15)
Podemos comprovar , segundo a Bíblia , que os ' irmãos de Jesus ' eram filhos de uma outra Maria , irmã de Maria , mãe de Jesus.
S. Marcos diz : "Não é este o carpinteiro , filho de Maria e irmão de Tiago , e de José , e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?"
Tiago e Judas eram filhos de Alfeu e Cleófas , como fica evidente : 'Chamou Tiago, filho de Alfeu e Judas, irmão de Tiago" (Lc 6, 15-16); e : "Chamou Judas, irmão de Tiago" ( Lc 6, 16)
São Mateus diz que 'José ' era irmão de Tiago : "Entre os quais estava... Maria , mãe de Tiago e de José" (Mt 27, 56)
Em S. Mateus lemos : "Estavam ali , a observar de longe...., Maria Mágdala , Maria , mãe de Tiago e de José , e a mãe dos filhos de Zebedeu" ( Tiago e João )
Maria , mãe de Tiago e José , é a esposa de Cleofas , conforme São João (19, 25).
Cleofas (Alfeu) e Maria geraram Tiago , José e Judas
Essa Maria era irmã da Virgem Maria ; podemos ler em João (19, 25): "Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe , a irmã de sua mãe , Maria (esposa) de Cleofas , e Maria de Mágadala"
Se Nossa Senhora tivesse outros filhos , ela não teria ficado sob os cuidados de São João , mas com o seu filho mais velho , segundo ordenava a Lei . Os evangelhos , cabe registrar , nunca chamam os tais ' irmãos de Jesus ' de 'filhos de Maria ou Jósé '.
Em Jo 19,26-27 , lemos : " Quando Jesus viu sua mãe e , perto dela , o discípulo que ele amava..." - o discípulo era João, o autor do Evangelho segundo João - "... então ele disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'". Por acaso era João filho de Maria e irmão consanguíneo de Jesus? __________________________________________
Os evangelistas identificam Maria , mãe de Tiago e José ___________________________________________
Mateus XXVII - 56 - Maria , mãe de Tiago e de José ;Maria Madalena ; a mãe dos filhos de Zebedeu.
Marcos XV - 40 Maria, mãe de Tiago Menor e de José;Maria Madalena ; Salomé
João XIX - 25 - a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas;Maria Madalena _______________________________________________________________
PRIMOGÊNITO ___________________________
A Lei exigia que o primogênito fosse levado ao Templo .
Podemos ler : "Consagrar-me-ás todo o primogênito (primeiro gerando) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu" (Ex 13, 2).
Jesus era o primeiro filho de Maria ; e foi o único filho . A Lei exigia que o primogênito fosse levado ao Templo.
Essa indicação não implica em dizer que Jesus tenha sido o primeiro de outros filhos de Maria , mas sim , que foi o primeiro e foi o único , como revela as Sagradas Escrituras. ___________________________________________________________
O Dogma da Virgindade Perpétua ________________________________________
MAGISTÉRIO ECLESIÁSTICO
Em todos os Símbolos Apostólicos se declara a Fé , quando se diz : "Creio em Jesus Cristo...que nasceu de Santa Maria Virgem , por obra do Espírito Santo". Os Concílios da Igreja expressam com unanimidade esta verdade. (cfr. Concílio de Constantinopla (553) e de Roma (649)) __________________________________
O Concílio de Éfeso que condenou o herege Nestório que negava a maternidade divina de Nossa Senhora, declarou: "Canon 1: Se alguém não confessa que Deus é conforme a verdade o Emanuel, e que por isso a Santa Virgem é a mãe de Deus (pois deu à luz carnalmente ao Verbo de Deus feito carne) seja anátema.( Concílio de Éfeso, Anatematismos e e capitulo de Cirilo contra Nestório, em 431. Denzinger 113).
O Papa São Leão Magno , entre 440-461 , condenou Eutiques, defensor do monofisismo , afirmando:
" Tomada foi da mãe do Senhor a natureza, mas não a culpa; e no Senhor Jesus Cristo, gerado no seio da Virgem, não por ser o nascimento maravilhoso, é a sua natureza distinta da nossa" ( São Leão Magno, Papa, Carta Dogmática Lectis dilectionis tuae-- Tomo a Flaviano - Contra Eutiques, em 449. Denzinger, 144).
O II Concílio de Constantinopla de 523, V Concílio Ecumênico, decidiu sobre os chamados "três capítulos" e assim se manifestou :
"Canon 9 : Se alguém não confessa que há dois nascimentos de Deus Verbo, um, do Pai, antes de todos os séculos, sem tempo e incorporalmente; outro nos últimos dias , quando o mesmo, quando Ele mesmo baixou dos céus, e se encarnou da santa gloriosa mãe de Deus e sempre Virgem Maria, e nasceu dela ; esse tal seja anátema ( II Concílio de Constantinopla, V ecumênico, cânon 9. Denzinger, 214).
O Canon 9 do Concílio de Constantinopla fala em Maria sempre virgem , ou seja : antes , durante e depois do parto . A Virgem não conheceu varão , não perdeu a virgindade durante o parto e não teve outros filhos com seu marido S. José.
No Concílio de Latrão de 649 , anatematiza quem nega que Cristo nasceu da sempre Virgem Maria : "Cânon 2 : Se alguém não confessa, de acordo com os santos padres, propriamente e conforme à verdade que o mesmo Deus Verbo, uno da santa, consubstancial, e veneranda Trindade, desceu do céu e se encarnou por obra do Espírito Santo e de Maria sempre virgem, e se fez homem, (...) seja condenado"( Concílio de Latrão -- 649, cânon 2. Denzinger, 255). E no Cânon 3 , esta verdade também é afirmada.
O Cânon 2 do Concílio de Latrão reitera a que Maria é sempre virgem.
O Concílio de Toledo , em 675 , e o III Concílio de Constantinopla , em 680-681 rearfimam o dogma da virgindade perpétua de Maria. O Concílio regional de Roam de 993 , aprovado pelo Papa João IV proclamou que Cristo se encarnou por obra do Espírito Santo e "nasceu de Maria sempre Virgem"( cfr. Denzinger , 344).
Em 1215, o IV Concílio de Latrão, XII Concílio Ecumênico, convocado para condenar os cátaros repete o dogma : Cristo nasceu da "sempre Virgem Maria" (Cfr. Denzinger, 429).
No II Concílio de Lyon, Manuel Paleólogo foi obrigado a professar que "o Filho de Deus, Verbo de Deus, eternamente nascido do pai, consubstancial.coonipotente e igual em tudo ao Paina divindade, nasceu temporalmente sob o Espírito Santo e de Maria sempre Virgem"( Cfr. Denzinger, 462). _____________________________________
A TRADIÇÃO DA PATRÍSTICA E A VIRGINDADE DE MARIA
S Irineu: "Era necessário que na restauração de Adão por Cristo...a desobediência virginal de Eva fosse desvirtuada e suprimida pela obediência virginal de Maria".
S Jerônimo: "Cristo virgem e Maria virgem consagraram os princípios da virginidade em ambos os sexos".
S Agostinho: "Se com o nascimento de Jesus se houvesse corrompido a integridade da mãe , não haveria nascido de uma virgem e portanto toda a Igreja professaria falsamente que havia nascido de uma Virgem.
" S Efrén: "Entrou e habitou secretamente no seio; saindo depois do seio, não rompendo o selo virginal".
A virginidade perpértua de Maria é um milagre operado por Deus e um privilégio conhecido e intimamente ligado ao da maternidade divina. O vaso honorífico que acolheu o Filho de Deus , foi santificado para sempre , e nenhuma outra pessoa tornou a ocupá-lo.
Este dogma mariano se explicita em três grandes momentos: antes, durante e depois do parto.
Diz Santo Tomás: "Não pode negar-se que Maria e José haviam contraído verdadeiro matrimônio porquanto Maria concebeu e deu a luz a Cristo virginalmente e não da união com José. Com isso se quer sugerir aos fiéis casados que , ainda guardada de comum consentimento a continência , permanece o vínculo conjugal sem a união dos corpos" (ST)________________________________
Nem todos os protestantes negam o dogma da virgindade perpétua de Maria Santíssima ; esta era a doutrina , por exemplo , de Martinho Lutero , Zwinglio e John Wesley ; para os três líderes protestantes , Maria , mãe de Jesus , foi sempre virgem e santa . ______
A Virgem Maria e São José
São Mateus , em seu Evangelho , afirma que : "Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem , ela concebeu por virtude do Espírito Santo" (Mt 1, 18).
Esta expressão quer significar , apenas , que ambos já eram marido e mulher antes de habitarem a mesma casa.
E , após a revelação divina , São José acreditou em Maria e estes puderam viver juntos - "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa "(Mt 1, 24)
Sobre a expressão que diz não ter São José conhecido Maria até o parto - "não a conhecia até que ela desse à luz" (Mt 1, 25)- , entendida , por alguns , como a indicação de uma possível realização de relações sexuais após o parto ( no sentido que o verbo "conhecer" aparece em outros trechos bíblicos ); devemos observar que em várias passagens bíblicas a palavra "até" é empregada sem que depois do fato apresentado como limite , tenha ocorrido um situação diferente da anterior .
Referências bíblicas : "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (II Sam 6, 23). Javé diz a Jacó do alto da escada vista em sonhos : "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que disse" (Gen 28, 15) ; certamente Deus não abandonaria Jacó depois deste momento. Cristo diz aos apóstolos : "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28, 20).
A palavra "até" é , por conseguinte , uma ênfase no milagre operado pelo Espírito Santo , a saber , a encarnação do Verbo , o nascimento do Filho de Deus na forma humana , sem a participação de um pai humano ; sendo Deus o pai natural de Jesus , ao lado da paternidade sobrenatural.
A profecia bíblica dizia que uma virgem , mãe do Salvador , conceberia e daria a luz . Lemos as palavras do Profeta Isaías :
" Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho , e lhe chamará Emanuel. " ( Is 7:14 )
Conceber e 'dar à luz' são partes de uma única ação .
É dito que "O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem desposada.. e o nome da Virgem era Maria". (Luc. I, 26)
Maria surpreende-se quanto à possibilidade de dar a luz , pois não conhecia varão . O Arcanjo expõe o modo como ocorreria o milagre : "O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. E por isso mesmo o santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus." (Luc. 1, 35)
Para Deus , nada é impossível ! Afirma o evangelista .(Luc. 1, 35) ______________________________________________________________
Os Irmãos de Jesus __________________________________________________________
Nossa Senhora não teve outros filhos , portanto Jesus não teve irmãos . A palavra irmão em aramaico , era sinônimo de parente ou de amigo. A palavra hebraica para irmão é "ha" aplicada a membros de um mesmo clã ou tribo. E este é o sentido da tradução em grego. __________________
A palavra "irmão" aparece mais de trezentas vezes no Bíblia.
Jacó se declara irmão de Labão quando era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29, 12-15)
Podemos comprovar , segundo a Bíblia , que os ' irmãos de Jesus ' eram filhos de uma outra Maria , irmã de Maria , mãe de Jesus.
S. Marcos diz : "Não é este o carpinteiro , filho de Maria e irmão de Tiago , e de José , e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?"
Tiago e Judas eram filhos de Alfeu e Cleófas , como fica evidente : 'Chamou Tiago, filho de Alfeu e Judas, irmão de Tiago" (Lc 6, 15-16); e : "Chamou Judas, irmão de Tiago" ( Lc 6, 16)
São Mateus diz que 'José ' era irmão de Tiago : "Entre os quais estava... Maria , mãe de Tiago e de José" (Mt 27, 56)
Em S. Mateus lemos : "Estavam ali , a observar de longe...., Maria Mágdala , Maria , mãe de Tiago e de José , e a mãe dos filhos de Zebedeu" ( Tiago e João )
Maria , mãe de Tiago e José , é a esposa de Cleofas , conforme São João (19, 25).
Cleofas (Alfeu) e Maria geraram Tiago , José e Judas
Essa Maria era irmã da Virgem Maria ; podemos ler em João (19, 25): "Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe , a irmã de sua mãe , Maria (esposa) de Cleofas , e Maria de Mágadala"
Se Nossa Senhora tivesse outros filhos , ela não teria ficado sob os cuidados de São João , mas com o seu filho mais velho , segundo ordenava a Lei . Os evangelhos , cabe registrar , nunca chamam os tais ' irmãos de Jesus ' de 'filhos de Maria ou Jósé '.
Em Jo 19,26-27 , lemos : " Quando Jesus viu sua mãe e , perto dela , o discípulo que ele amava..." - o discípulo era João, o autor do Evangelho segundo João - "... então ele disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'". Por acaso era João filho de Maria e irmão consanguíneo de Jesus? __________________________________________
Os evangelistas identificam Maria , mãe de Tiago e José ___________________________________________
Mateus XXVII - 56 - Maria , mãe de Tiago e de José ;Maria Madalena ; a mãe dos filhos de Zebedeu.
Marcos XV - 40 Maria, mãe de Tiago Menor e de José;Maria Madalena ; Salomé
João XIX - 25 - a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofas;Maria Madalena _______________________________________________________________
PRIMOGÊNITO ___________________________
A Lei exigia que o primogênito fosse levado ao Templo .
Podemos ler : "Consagrar-me-ás todo o primogênito (primeiro gerando) entre os israelitas, tanto homem como animal: ele é meu" (Ex 13, 2).
Jesus era o primeiro filho de Maria ; e foi o único filho . A Lei exigia que o primogênito fosse levado ao Templo.
Essa indicação não implica em dizer que Jesus tenha sido o primeiro de outros filhos de Maria , mas sim , que foi o primeiro e foi o único , como revela as Sagradas Escrituras. ___________________________________________________________
O Dogma da Virgindade Perpétua ________________________________________
MAGISTÉRIO ECLESIÁSTICO
Em todos os Símbolos Apostólicos se declara a Fé , quando se diz : "Creio em Jesus Cristo...que nasceu de Santa Maria Virgem , por obra do Espírito Santo". Os Concílios da Igreja expressam com unanimidade esta verdade. (cfr. Concílio de Constantinopla (553) e de Roma (649)) __________________________________
O Concílio de Éfeso que condenou o herege Nestório que negava a maternidade divina de Nossa Senhora, declarou: "Canon 1: Se alguém não confessa que Deus é conforme a verdade o Emanuel, e que por isso a Santa Virgem é a mãe de Deus (pois deu à luz carnalmente ao Verbo de Deus feito carne) seja anátema.( Concílio de Éfeso, Anatematismos e e capitulo de Cirilo contra Nestório, em 431. Denzinger 113).
O Papa São Leão Magno , entre 440-461 , condenou Eutiques, defensor do monofisismo , afirmando:
" Tomada foi da mãe do Senhor a natureza, mas não a culpa; e no Senhor Jesus Cristo, gerado no seio da Virgem, não por ser o nascimento maravilhoso, é a sua natureza distinta da nossa" ( São Leão Magno, Papa, Carta Dogmática Lectis dilectionis tuae-- Tomo a Flaviano - Contra Eutiques, em 449. Denzinger, 144).
O II Concílio de Constantinopla de 523, V Concílio Ecumênico, decidiu sobre os chamados "três capítulos" e assim se manifestou :
"Canon 9 : Se alguém não confessa que há dois nascimentos de Deus Verbo, um, do Pai, antes de todos os séculos, sem tempo e incorporalmente; outro nos últimos dias , quando o mesmo, quando Ele mesmo baixou dos céus, e se encarnou da santa gloriosa mãe de Deus e sempre Virgem Maria, e nasceu dela ; esse tal seja anátema ( II Concílio de Constantinopla, V ecumênico, cânon 9. Denzinger, 214).
O Canon 9 do Concílio de Constantinopla fala em Maria sempre virgem , ou seja : antes , durante e depois do parto . A Virgem não conheceu varão , não perdeu a virgindade durante o parto e não teve outros filhos com seu marido S. José.
No Concílio de Latrão de 649 , anatematiza quem nega que Cristo nasceu da sempre Virgem Maria : "Cânon 2 : Se alguém não confessa, de acordo com os santos padres, propriamente e conforme à verdade que o mesmo Deus Verbo, uno da santa, consubstancial, e veneranda Trindade, desceu do céu e se encarnou por obra do Espírito Santo e de Maria sempre virgem, e se fez homem, (...) seja condenado"( Concílio de Latrão -- 649, cânon 2. Denzinger, 255). E no Cânon 3 , esta verdade também é afirmada.
O Cânon 2 do Concílio de Latrão reitera a que Maria é sempre virgem.
O Concílio de Toledo , em 675 , e o III Concílio de Constantinopla , em 680-681 rearfimam o dogma da virgindade perpétua de Maria. O Concílio regional de Roam de 993 , aprovado pelo Papa João IV proclamou que Cristo se encarnou por obra do Espírito Santo e "nasceu de Maria sempre Virgem"( cfr. Denzinger , 344).
Em 1215, o IV Concílio de Latrão, XII Concílio Ecumênico, convocado para condenar os cátaros repete o dogma : Cristo nasceu da "sempre Virgem Maria" (Cfr. Denzinger, 429).
No II Concílio de Lyon, Manuel Paleólogo foi obrigado a professar que "o Filho de Deus, Verbo de Deus, eternamente nascido do pai, consubstancial.coonipotente e igual em tudo ao Paina divindade, nasceu temporalmente sob o Espírito Santo e de Maria sempre Virgem"( Cfr. Denzinger, 462). _____________________________________
A TRADIÇÃO DA PATRÍSTICA E A VIRGINDADE DE MARIA
S Irineu: "Era necessário que na restauração de Adão por Cristo...a desobediência virginal de Eva fosse desvirtuada e suprimida pela obediência virginal de Maria".
S Jerônimo: "Cristo virgem e Maria virgem consagraram os princípios da virginidade em ambos os sexos".
S Agostinho: "Se com o nascimento de Jesus se houvesse corrompido a integridade da mãe , não haveria nascido de uma virgem e portanto toda a Igreja professaria falsamente que havia nascido de uma Virgem.
" S Efrén: "Entrou e habitou secretamente no seio; saindo depois do seio, não rompendo o selo virginal".
A virginidade perpértua de Maria é um milagre operado por Deus e um privilégio conhecido e intimamente ligado ao da maternidade divina. O vaso honorífico que acolheu o Filho de Deus , foi santificado para sempre , e nenhuma outra pessoa tornou a ocupá-lo.
Este dogma mariano se explicita em três grandes momentos: antes, durante e depois do parto.
Diz Santo Tomás: "Não pode negar-se que Maria e José haviam contraído verdadeiro matrimônio porquanto Maria concebeu e deu a luz a Cristo virginalmente e não da união com José. Com isso se quer sugerir aos fiéis casados que , ainda guardada de comum consentimento a continência , permanece o vínculo conjugal sem a união dos corpos" (ST)________________________________
Nem todos os protestantes negam o dogma da virgindade perpétua de Maria Santíssima ; esta era a doutrina , por exemplo , de Martinho Lutero , Zwinglio e John Wesley ; para os três líderes protestantes , Maria , mãe de Jesus , foi sempre virgem e santa . ______
A Virgem Maria e São José
São Mateus , em seu Evangelho , afirma que : "Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem , ela concebeu por virtude do Espírito Santo" (Mt 1, 18).
Esta expressão quer significar , apenas , que ambos já eram marido e mulher antes de habitarem a mesma casa.
E , após a revelação divina , São José acreditou em Maria e estes puderam viver juntos - "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa "(Mt 1, 24)
Sobre a expressão que diz não ter São José conhecido Maria até o parto - "não a conhecia até que ela desse à luz" (Mt 1, 25)- , entendida , por alguns , como a indicação de uma possível realização de relações sexuais após o parto ( no sentido que o verbo "conhecer" aparece em outros trechos bíblicos ); devemos observar que em várias passagens bíblicas a palavra "até" é empregada sem que depois do fato apresentado como limite , tenha ocorrido um situação diferente da anterior .
Referências bíblicas : "Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (II Sam 6, 23). Javé diz a Jacó do alto da escada vista em sonhos : "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que disse" (Gen 28, 15) ; certamente Deus não abandonaria Jacó depois deste momento. Cristo diz aos apóstolos : "Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mt 28, 20).
A palavra "até" é , por conseguinte , uma ênfase no milagre operado pelo Espírito Santo , a saber , a encarnação do Verbo , o nascimento do Filho de Deus na forma humana , sem a participação de um pai humano ; sendo Deus o pai natural de Jesus , ao lado da paternidade sobrenatural.
Comentários