A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA


Animados(as) pelo lema da Campanha da Fraternidade 2009, nós religiosos(as), padres diocesanos, seminaristas e leigos(as) brasileiros, residentes em Roma, em espírito de penitencia e de solidariedade com a nossa Igreja particular do Brasil, percorremos algumas ruas de Roma, fazendo nossa a VIA-CRUCIS de Jesus e assumindo como nosso o compromisso com a luta pela Paz e a Justiça em nossa sociedade.
A caminhada teve inicio às 8 h. na Igreja Santa Maria Maior e, durante o percurso que nos conduziu até à Basílica São Pedro, fomos convidados a entrarmos em comunhão com os sentimentos de Jesus, Servo-Sofredor, que carregou sobre os ombros o peso dos sofrimentos da humanidade inteira. Não podemos ficar indiferentes a tantas injustiças que condenam tantos inocentes ao sofrimento e à insegurança constantes. É nossa missão, aonde quer que estejamos, sermos construtores de Paz e de reconciliação. Jesus é o nosso modelo, é Ele quem continua, ainda hoje, a nos desafiar, a fim de não nos acomodarmos no indiferentismo frente aos sofrimentos humanos. Focalizados em Jesus, razão de nosso ser cristão, fizemos, como bons peregrinos, nossa caminhada penitencial, certos de que continuamos no caminho rumo à conversão constante.
Na Igreja Santo Andrea della Vale celebramos a Eucaristia com a presença de muitos sacerdotes, religiosas, religiosos, leigos e leigas. A missa foi presidida pelo P. José Primo, Conselheiro Geral da Congregação dos Padres Estigmatinos. E prosseguimos nossa caminhada até a Piazza Navona, diante da Embaixada Brasileira, onde fizemos uma estação da Via-Sacra, rezando pela realidade dos migrantes que vivem fora de sua pátria.
Vale ressaltar que, como brasileiros/as, não nos envergonhamos de dar testemunho de nossa fé publicamente. Os turistas que por nós passavam se admiravam com aquela procissão orante, em torno de 100 participantes. Assim, sem amarras, cantamos, rezamos, erguemos a cruz, nossas bandeiras, cartazes, na certeza de que o nosso ser cristão tem algo a transmitir para o mundo desde Roma. Nosso cardeal brasileiro em Roma, Dom Cláudio Humes, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida em 2007, durante sua homilia nos dizia: “Não tenham vergonha de dar testemunho de vossa fé como brasileiros em Roma”. Durante a caminhada, tive bem presente estas palavras de Dom Cláudio, as quais me deram ânimo e coragem para soltar a voz e cantar nossos hinos, bem ao nosso modo. Percebi que todos que faziam a Via-Sacra, demonstravam alegria por estarem dando testemunho de fé como católicos brasileiros em Roma. Essa é uma contribuição significativa para a Igreja de Roma e, por que não dizer, para toda a Igreja, já que cruzavam conosco tantos peregrinos da Igreja espalhada em todo o mundo. É preciso proclamar, nessa sociedade tão plural e diversificada, que Jesus Cristo ainda tem um lugar especial, ainda tem um projeto de vida a nos transmitir.
Para coroar a nossa via-sacra, em espírito de comunhão universal, chegamos à Praça São Pedro, para rezarmos com o Papa e tantos peregrinos o Ângelus e receber dele a bênção. Acredito que todos(as) tenham saído mais fortificados e animados a continuarem a missão que Jesus, o servo de todos, confiou a cada um de nós.
Que a sua cruz de Jesus continue sendo sinal de esperança em nosso eterno peregrinar!



Abraço a todos(as) desde Roma!
P. Luís Carlos Moraes, MSC
Grupo RBR – Religiosos/as Brasileiros/as residentes de Roma






Última Alteração: 13:21:00

Fonte: P. Luís Carlos Moraes, MSC
Local:Roma (Itália)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

MARIA ÍCONE ESCATOLÓGICO DA IGREJA.

SER DISCIPULO, NÃO SÓ ALUNO