O QUE É "LEGIÃO DE MARIA "

A Legião de Maria é uma associação de leigos sob a proteção de Maria. Sua finalidade é glorificar a Deus e santificar seus membros por meio da oração e do trabalho apostólico em favor do próximo. Não é sua característica dar algum auxílio material.


Foi fundada por Frank Duff, na Irlanda, em 1921. Em 1928, expandiu-se para outros países e não parou mais. No Brasil, chegou em 1951, onde o primeiro grupo foi formado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, trazido pelo irmão João Creff, MS, que conhecera o movimento em Paris.



ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

A reunião semanal da Legião de Maria é o lugar onde o amor sincero entre seus membros supera as dificuldades do dia a dia por meio da oração, do amor a Deus e do próximo. Ali recebem o estímulo mútuo para combater o desânimo, as incompreensões, o cansaço e, por vezes, o aparente insucesso. É o lugar em que cada opinião é ouvida e respeitada com caridade, onde se aprende a rezar e não só valorizar o próprio esforço e as atividades, mas a graça divina recebida e o apoio dos irmãos.

A principal atividade da Legião é a visita domiciliar às pessoas, não importando a crença ou religião, sempre em comum acordo com a Igreja e o pároco para atuar com as diversas Pastorais. Os legionários visitam idosos, famílias enlutadas e doentes, hospitais, presídios, orfanatos, asilos, dentro do limite da paróquia. Qualquer católico pode participar. Onde houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora ela estará presente.

É ainda trabalho da Legião o ensino de corte e costura; recadastramento de idosos junto ao INSS; acompanhamento de documentos para aposentadoria e marcação de consultas; alfabetização de adultos; aulas de higiene pessoal e moral; ajuda em mutirão de moradias populares; assistência jurídica a pessoas carentes; catequese de crianças, jovens e adultos; preparação para primeira comunhão, batismo e crisma. Também se faz contato com viciados em drogas, prostitutas, moradores de rua e alcoólatras. Outra atribuição da Legião é o trabalho nas rádios locais, com divulgação do terço e reza do Ofício de Nossa Senhora ou reflexões bíblicas. Na Pastoral da Criança, visitas e orientações das mães, pesagem das crianças, distribuição da multimistura, etc.



OS LEGIONÁRIOS AUXILIARES

As pessoas que não podem frequentar as reuniões, nem realizar algum trabalho de apostolado, podem contribuir apenas participando das orações. A finalidade da Legião de Maria é esse convite à comunhão em que o ser humano se torna solidário por causa de suas fraquezas que o dividem e o isolam. Só o amor pode vencer e concretizar essa unidade.

O espírito da Legião de Maria é o próprio espírito de Maria: imitar profundamente sua humildade, sua obediência, sua oração constante, sua paciência heroica, sua sabedoria, seu amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, sua fé. A todos que necessitarem de uma palavra de conforto, de esperança e de solidariedade (cf.: Mt 25), o Legionário procurará levar uma mensagem do Evangelho, atendendo ao pedido de Jesus que disse: Ide e pregai o Evangelho a toda criatura (Mt 16,25).

(Fonte: www.legiaodemaria.org.br)





A LEGIÃO DE MARIA POR SEU PRESIDENTE





Entrevistamos o presidente da Legião de Maria, Nélson de Moraes, na sede do Conselho de São Paulo, instituição à qual está filiado há 28 anos.



Quantas pessoas estão envolvidas nesse trabalho apostólico da Legião de Maria em São Paulo e no Brasil?

É um número bem expressivo. Existem oito Centros de Conselho da Legião de Maria no Brasil: em São Paulo e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temos cadastrados mais de 40 mil pessoas. Os Conselhos são sempre autônomos entre si, mas estão ligados ao conselho central de Dublim, na Irlanda. Mensalmente coletamos os dados de cada Conselho, elaboramos um relatório e o enviamos para Dublin. Lá, nosso correspondente o analisa e o devolve, orientando sobre nosso progresso dentro da Legião.



Qual a maior faixa etária dos membros da Legião no Brasil?

A faixa de idade que predomina na Legião é acima dos quarenta anos. Com relação aos jovens, temos por volta de três mil cadastrados.



Esse movimento continua se propagando?

A característica primordial da Legião continua sendo a visita domiciliar, de casa em casa, por meio de Maria. Tanto é que ela não foi feita para ficar dentro da igreja, mas para sair por aí, realizando seus trabalhos pastorais, visitando doentes, favelados, etc. Pelos relatórios que nos chegam mensalmente, nossos agentes acompanham as pessoas interessadas pelo movimento, procurando saber como estão indo, as dificuldades que estão sentindo e o que poderia ser feito para melhorar a atuação.

Além disso, temos a Romaria Nacional a Aparecida do Norte, SP, em todo primeiro final de semana do mês de junho. Para este ano, são esperados os principais dirigentes mundiais da Legião de Maria de Dublin. Visitarão o Brasil para uma avaliação das lideranças daqui. Vai ser um marco para nós, por ser a primeira vez que esses dirigentes espirituais virão ao Brasil. Haverá uma grandiosa festa, com uma grande concentração na cidade de Aparecida, para mais de cem mil legionários de todo o Brasil.



Como é difundido entre os fiéis o movimento da Legião de Maria?

Para a divulgação da Legião utilizamos diversos meios: pela distribuição de panfletos explicativos; pelo site www.senatus.org.br; pelo jornal Legião de Maria. Produzido em São Paulo com uma tiragem de 40 mil exemplares, o jornal circula entre os legionários para serem distribuídos nas paróquias e nos diversos trabalhos pastorais. Temos ainda, no âmbito nacional, uma revista trimestral que a cada três anos fica sob a responsabilidade e direção de um Conselho Regional do Brasil; atualmente ela está sob os cuidados do Conselho de Recife. Todos colaboram com seu conteúdo.

A divulgação do espírito da Legião de Maria é feita primordialmente por meio do contato pessoa a pessoa, método que vem dando certo até o momento.



Fala-se muito em diminuição de fiéis na Igreja Católica. Vocês sentem que isso vem acontecendo dentro da Legião de Maria?

Acredito que não. Fizemos ultimamente o levantamento de dados por meio do cadastro das catequistas e de outros líderes e percebemos que esse problema não nos tem atingido. Tanto é que, em alguns lugares, o cadastro cresce muito. Hoje, as pessoas procuram ações mais voltadas para o espiritual. Na Legião, elas encontram isso nas visitas de casa em casa, aos doentes, na reza do terço, etc., que as favorecem muito. Além do membro ativo que participa semanalmente das reuniões, temos ainda o grupo que chamamos de “membro auxiliar”, cujo número é bem maior. São aquelas pessoas que não podem ir à reunião semanal, mas que desejam pertencer à Legião. A única obrigação que lhes cabe é participar da reunião anual que acontece sempre em março, na “Solenidade de Consagração Individual”, quando se renova o compromisso pessoal diante da imagem de Nossa Senhora em uma cerimônia especial. Diante de toda essa participação, se verifica que a Legião está em franco crescimento em todo o Brasil.



A Legião de Maria é maior do que se conhece aparentemente?

Sim, ela parece oculta, porém é sua característica fazer um trabalho sem chamar a atenção. Por isso, perdura até hoje. Em 2011 completará 90 anos de existência, e vamos fazer uma grande comemoração. Estamos também trabalhando, desde 1994, pela causa da canonização do nosso fundador Frank Duff.



Como é feito o convite para uma pessoa participar da Legião de Maria?

Nós temos um convite impresso, o qual chamamos de “Convite amigo”. Ele é entregue ao legionário, que o distribui às pessoas que ele acha que têm possibilidade de participar. Nesse convite consta um histórico da Legião, objetivos, horários e locais das reuniões nas paróquias. Se alguém manifestar algum desejo de conhecer, deixa o seu endereço e dois dos membros da Legião irão fazer uma visita à sua casa para iniciar uma conversa.

É essencial que o contato seja sempre pessoal. Se bem que já exista uma vertente mais jovem que acha que se deve privilegiar também os contatos pela internet. Ainda não se sabe a eficácia do resultado, mas é uma tentativa válida.

Enfim, estamos atentos à renovação tecnológica e também etária do pessoal. Para isso, buscamos atrair os jovens para dar continuidade a essa ação apostólica da Igreja.

Comentários

sueli disse…
Sou tbem uma Legionária!!!!Salve Maria.Faz 1 ano que participo de um Presidium aqui na minha cidade em Teodoro Sampaio-sp.Amo ser Legionária,faço tudo com muito Amor e Carinho!!!! Salve Maria
sueli disse…
Sou tbem uma Legionária!!!!Salve Maria.Faz 1 ano que participo de um Presidium aqui na minha cidade em Teodoro Sampaio-sp.Amo ser Legionária,faço tudo com muito Amor e Carinho!!!! Salve Maria

Postagens mais visitadas deste blog

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

MARIA ÍCONE ESCATOLÓGICO DA IGREJA.

SER DISCIPULO, NÃO SÓ ALUNO