O CONCEITO DE FAMILIA



O conceito de familia sempre existiu no coração de Deus. Ao criar o primeiro casal, o Criador mostrou ali claramente a sua intenção e materializou o seu plano dando forma à familia usando a conhecida frase: "Crescei, multiplicai e enchei a terra". (Gênesis 1.28). A familia, portanto, é obra de Deus - e contra ela ninguém pode prevalecer.


Desde o principio, Deus protegeu esta instituição criando regras e leis visando a sua integridade. O primeiro casal - Adão e Eva - formou a célula mater que daria continuidade ao plano divino tão bem elaborado e solidificado. Os descendentes do primeiro casal formaram outros casais e a genealogia foi se desenvolvendo. Porém, com o tempo apareceram os primeiros desencontros que deram origem às guerras culminando com sérias desavenças entre os povos.

Apesar de tudo, o conceito ou ideia original prevaleceu e sobre Abraão pairou a promessa de que "nele seriam benditas todas as familias da terra". (Gênesis 12.3). Deus sempre olhou com muito carinho para a familia e a sua bênção sempre esteve presente nela. Patriarcas como Jacó e Jó foram exemplos de fidelidade e temor a Deus e colheram seus frutos abençoando e sendo abençoados através de seus descendentes. As páginas da Bíblia estão repletas de exemplos que deixam bem claro o cuidado divino com o seu povo, tendo sempre como base essa instituição que é exortada a examinar e a propagar a Sua Santa Palavra.
Hoje, é preciso observar com cuidado e senso crítico os rumos que a familia tem tomado e verificar qual o o papel que temos desempenhado no contexto atual diante da responsabilidade que temos para com Deus e a sociedade. A familia às vezes é tratada como algo puramente humano, uma empresa, um negócio, um objeto sem se levar em conta o interesse divino com a mesma. Daí vêm as separações (que hoje viraram moda) com suas consequências funestas para os filhos e as tragédias decorrentes. Quando vulgarizamos valores essenciais caimos em descrédito, descemos ao ridículo e por conseguinte perdemos o contato com Deus e com a Sua Palavra.

O conceito de familia sempre existiu no coração de Deus. Ele iniciou esta instiuição ao criar o primeiro casal. Cabe hoje aos casais lutarem juntos para dar continuidade a este plano original e assim fortalecer, sedimentar e expandir esta instituição eminentemente bíblica que é a forma usada por Deus para propagar a sua vontade aqui na terra. A familia é a digna representante de Deus aqui na terra. Nada pode prevalecer contra ela, pois ela foi criada e estabelecida por Deus, o seu Criador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VIRGEM DA DOCE ESPERA

MARIA ÍCONE ESCATOLÓGICO DA IGREJA.

SER DISCIPULO, NÃO SÓ ALUNO