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EVANGÉLICOS EM DEFESA DE MARIA ?

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O sentimento anti-mariano que presenciamos entre os protestantes não faz parte do verdadeiro ideal da Reforma, mas surgiu pelo falso receio de que o "brilho" de Maria pudesse sombrear ou apagar a verdadeira Luz, que é Jesus Cristo. Graças a Deus, hoje podemos ver mudanças em alguns fiéis e teólogos evangélicos, reconhecendo o verdadeiro sentido e valor da Santa Mãe de Deus, tal como defende a Igreja Católica. As citações abaixo, feitas por Lutero e Calvino, reais fundadores do Protestantismo, e outros teólogos sérios, denotam o verdadeiro respeito, carinho e amor que todo cristão deve nutrir pela Mãe de Jesus: "Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar

DEVOÇÃO À VIRGEM MÃE

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A devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, é sem dúvida uma grande força da nossa vivência cristã, porque, longe de desviar nossa atenção do Cristo, ela nos integra no plano de salvação proposto por Deus e realizado por seu Filho único, Jesus Cristo, que se encarnou e veio ao mundo por meio de Maria. E a celebração da Imaculada Conceição de Maria, dentro do período do Advento, mostra que não podemos separar o culto a Maria do seu centro de referência que é Cristo. Nós celebramos Maria porque é Mãe de Deus, porque nos deu o Salvador e se tornou, de fato e de direito, co-redentora da humanidade. E foi Deus que assim o quis. Foi Deus que, em sua infinita sabedoria e bondade, estabeleceu que a redenção da humanidade se faria através de seu Filho único nascido de uma virgem; e a virgem escolhida foi Maria. Por isso, para ser digna Mãe do Verbo encarnado, foi preservada da culpa original, não por seus próprios méritos, mas em previsão dos méritos de Jesus Cristo. Celebrar Maria é celebrar Cristo

DAI-ME MÃE DE DEUS

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Dá-me, Senhora mãe de Deus, Um pouco da tua força... para a minha fraqueza Um pouco da tua coragem... para o meu desalento Um pouco da tua compreensão... para o meu problema Um pouco da tua plenitude... para o meu vazio Um pouco da tua rosa... para o meu espinho Um pouco da tua certeza... para a minha dúvida Um pouco do teu sol... para o meu inverno Um pouco da tua disponibilidade... para o meu cansaço Um pouco do teu rumo infinito... para o meu extravio Um pouco da tua neve... para o meu barro Um pouco da tua serenidade... para a minha inquietude Um pouco da tua chama... para o meu gelo Um pouco da tua luminosidade... para a minha noite Um pouco da tua alegria... para a minha tristeza Um pouco da tua sabedoria... para a minha ignorância Um pouco do teu amor... para o meu rancor Um pouco da tua pureza... para o meu pecado Um pouco da tua vida... para a minha morte Um pouco da tua transparência... para o meu escuro Um pouco do teu filho Deus... para teu filho pecador Com todos esses &

A MÃE DE DEUS

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Proclamar que a Virgem é Mãe de Deus é asseverar que realmente em Jesus há uma só pessoa divina, a segunda da Santíssima Trindade que, no ventre de Maria, assumiu realmente a nossa natureza humana. Este título foi confirmado oficialmente pelo Concílio de Éfeso, em 431, que combateu a heresia de Nestório. Este afirmava que Nossa Senhora seria somente Mãe do homem Jesus, como se no nosso Salvador houvesse duas pessoas, uma humana e outra divina! Mas, não! Em Jesus há um só eu, uma só pessoa, um só sujeito: o Filho eterno do eterno Pai. Ele, sendo de natureza divina, assumiu também a natureza humana, de modo que no ventre da Virgem, Deus-Filho humanizou-se realmente, assumindo o que é humano para salvar o humano! A Virgem Santíssima é verdadeiramente Mãe de Deus-Filho feito homem. São João afirma que aquele que não confessa que Jesus, o Filho, veio realmente numa carne humana, é o anticristo (cf. 1Jo 4,3). A Virgem Maria, logicamente, assume o papel de adversária do anticristo, porque, co

MARIA ÍCONE ESCATOLÓGICO DA IGREJA.

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Recordando... A audiência geral de ontem teve início às 10h30 na Sala Paulo VI, quando o Santo Padre encontrou grupos de peregrinos e fiéis da Itália e de todas as partes do mundo. Na catequese em língua italiana, o Papa refletiu sobre o tema: "Maria, ícone escatológica da Igreja" (Ap 12, 1-2.5-6.10). Depos de ter resumido sua catequese em várias línguas, João Paulo II dirigiu algumas palavras de boas-vindas aos grupos de fiéis presentes. A audiência geral terminou com a reza do Pai Nosso e a bênção apostólica, dada com todos os bispos presentes. Eis as palavras do Pontífice em língua portuguesa: "Queridos Irmãos e Irmãs, No livro do Apocalipse, fala-se duma Mulher gloriosa que está para dar à luz, em condições de perigo extremo: um dragão ameaça devorar o filho que Ela vai ter. É um quadro bíblico que nos fala da luta incessante entre o bem e o mal. A Virgem Maria, o seu Filho e a Igreja representam a fragilidade e a pequenez aparente do amor, da verdade, da justiça; co

NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS E NOSSA.

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Autor: Carlos Ramalhete Escreveu-me um protestante: Deus não tem início nem fim, e portanto não pode ter mãe. Creio que o problema da posição protestante (que pára por aí, ao contrário do raciocínio cristão), é repetir o erro dos nestorianos, condenado no Concílio de Éfeso em 421. Para Nestório, bispo herético de Constantinopla, a humanidade de Jesus seria apenas o templo ou revestimento do Filho de Deus; a divindade teria passado por Maria, mas não nascera de Maria, o que implicaria haver uma pessoa humana em Nosso Senhor, distinta da Segunda Pessoa da Ssma. Trindade. Deste modo Nestório protestava contra o título "Theotokos", Mãe de Deus, usado imemorialmente pelos cristãos, e propunha que Nossa Senhora fosse chamada apenas de Mãe de Cristo. A posição protestante sofre do mesmo erro, sem perceber as suas trágicas consequências. Se há duas pessoas, uma divina e uma humana, não há realmente Encarnação nem morte na Cruz. Há apenas uma espécie de co-habitação, de "possessã

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA PARA DESCOBRIR À VOCAÇÃO

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Eis-me a vossos pés, ó piedosa Virgem para implorar de Vós a importantíssima graça da escolha do meu estado. Outra coisa não quero senão cumprir perfeitamente a vontade de Vosso Divino Filho, em todo o tempo de minha vida. Desejo ardentemente escolher o estado que me há de deixar mais satisfeito no momento de minha morte. Oh, Mãe do Bom Conselho, fazei que soe aos meus ouvidos uma voz que afaste toda a dúvida de minha mente. A Vós, que sois a Mãe do meu Salvador, também cabe ser a mãe de minha salvação. Porque se Vós, Ó Maria, não me comunicais um raio do Sol divino, que luz me há de esclarecer? Se Vós não me instruis, ó Mãe da Sabedoria Encarnada, quem poderá ensinar-me? Ouvi pois, ó Maria, as minhas humildes súplicas. Perplexo e vacilante, dirigi-me Vós, guiai-me pelo recto caminho que conduz à vida eterna, pois que sois Vós a Mãe do belo amor, do temor, do conhecimento e da santa esperança, cujas flores produzem frutos de honestidade e honra.• Pai Nosso; Ave Maria; Glória ao Pai.